mardi 20 septembre 2011

Zlatko Zahovic

Zlatko Zahovic nasceu no dia 1 de Fevereiro de 1971 na cidade de Maribor na Jugoslávia.
Começou a jogar futebol nas camadas jovens do Kovinar Maribor e em 1989 estreou-se nos seniores do Partizan de Belgrado onde se manteve até à época de 1992/93.
Na temporada seguinte ingressou no Vitória de Guimarães onde ganhou notoriedade e despertou o interesse de vários clubes, entre eles o Futebol Clube do Porto que o levou para as Antas no início da época de 1996/97.
Ao serviço dos azuis e brancos esteve três épocas em que se sagrou por três vezes Campeão Nacional, Venceu uma Taça de Portugal ao derrotar o S.C. Braga no Jamor, e ainda juntou duas Supertaças conquistadas nas épocas de 1997/98 e 1998/99.
No final da temporada de 1998/99, os principais clubes europeus começaram a mostrar interesse no jogador portista, entre eles o Valência C.F. e Zahovic ficou desde logo iludido com o clube espanhol. Mas o seu destino acabou por ser a Grécia ao transferir-se para o Olympiakos de Atenas onde ajudou a conquistar o Campeonato da Grécia. Mas o relacionamento com o então treinador da equipa grega acabou por não ser o melhor e o jogador esloveno deixou o clube para se mudar para o tão desejado Valência F.C.
Em Espanha esteve na época de 2000/01, onde não conseguiu ganhar qualquer título e só a chegada à final da Liga dos Campeões se destaca. Na final realizada na cidade italiana de Milão, o Valência F.C. defrontou o Bayern de Munique e o resultado ao fim dos 90 minutos foi um empate a uma bola, com o mesmo resultado se chegou ao final do prolongamento e foi necessário as grandes penalidades para decidir o vencedor. A equipa alemã foi a mais feliz ao vencer por 5-4, e Zahovic foi um dos jogadores chamados a marcar um penalti mas permitiu a defesa do Guarda-redes Oliver Kahn.
Na época de 2001/02, regressou a Portugal para ingressar no S.L. Benfica, onde se manteve até abandonar o clube a meio da temporada de 2004/05. Enquanto esteve no clube lisboeta juntou mais uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional ao seu palmarés.
Em 2004/05 mudou-se para a Croácia para jogar pelo Dínamo de Zagreb onde terminou a sua carreira.

Palmarés4 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato da Grécia
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire