Benfica negoceia com clube “fantasma”?
Todo o conteúdo deste artigo que hoje vão poder ler reler e partilhar, teve o seu início no dia 30 de Maio de 2011 com a brilhante entrevista do senhor presidente Luís Filipe Vieira (LFV) à TVI onde o objectivo seria esclarecer o assunto das “luvas” do seu treinador, Jorge Jesus (JJ) em que aproveitou para falar também no caso Roberto.
Para se entender, na sua plenitude, o que vou explanar neste artigo será aconselhável ver a entrevista - http://www.megavideo.com/?v=0OBS5QQE – (os primeiros 3 minutos são uma autentica pérola), e a ler a minha análise feita dias depois - http://best-of-futebol.com/2011/06/entrevista-luis-filipe-vieira-tvi/ – Poder-se-á assim avivar a memória, dado já ter passado algum tempo e assim perceberem o objectivo deste artigo. “Trafulhas”? No futebol todos são… por isso não os vamos permitir mesmo que armados em “Madre Teresa”.
Dessa entrevista, saltam à vista alguns fait-divers, como o da Policia Judiciaria do Norte e Sul além dos outros que já são habituais em todas as suas intervenções.
A arrogância, o ar de superioridade (e a calma aparente) de quem necessita passar uma imagem de poder para com isso afugentar os que se possam atrever a cruzar o seu caminho; os “chavões” que lhe são habituais do género “ao contrario de outros, sou muito honesto, serio e o meu passado fala por mim”, etc., declarações que, sinceramente, já começam a cansar…. Passado Imaculado? Nome limpo? Um dia iremos compilar as centenas de documentos que temos em arquivo a falar do “passado imaculado” desse senhor.
Dadas as inúmeras provas que têm vindo a publico desmentindo esse “passado serio”, sentiu a necessidade de refutá-las pelo que desta vez até inovou! Desceu ao ponto mais baixo que já o vi fazer em relação a este assunto. Usou o nome de alguém que já faleceu, um tal Pedroso (esse sim, provavelmente pessoa credível) para “reforçar” a sua imagem de honestidade dizendo, e vou citar: “O melhor bem que tenho na minha vida é a minha família e o meu nome, alias tive um grande amigo meu que já faleceu, o tal pedroso, que me dizia nunca percas o nome que tens” …. Enfim, tudo não passa de desarranjos mentais facilmente explicáveis por qualquer psicanalista.
Mais curiosa é a forma como se refere à sua gestão, ao seu percurso e aos negócios enquanto presidente do Benfica, como se ela fosse imaculada e intocável. Entendemos que para a maior parte das pessoas este discurso desvie o interesse de investigar porque pensarão que “quem fala assim não é gago”, logo não deve ter pontas soltas.
Do alto da sua arrogância LFV pediu uma brigada especial, porque entendia que a PJ do norte não servia os seus desígnios. Pois bem, embora o BestOfFutebol não tenha a pretensão de substituir a PJ resolveu, usando os ainda poucos meios de que dispõe, começar a investigar, já que o cinismo e a sobranceria são algo que nos custa a digerir.
Como todos sabemos e o BestOfFutebol tem referido imensas vezes, ninguém no mundo do futebol é assim tão imaculado e inocente. E como acreditamos que quando queremos muito uma coisa e fazemos tudo para a conseguir, o universo dá uma ajuda, foi sem espanto, quando na altura em que estava a pensar em investigar os negócios do benfica, chegou até mim uma notícia fantástica, que mesmo parecendo não ter grande significado, pelo facto de aparecer na altura em que apareceu e como não acredito em coincidências, acreditei que algo tinha que estar relacionado. Informaram-me que dias antes dessa entrevista o Benfica tinha pago através do BES, 600.000 euros a um clube brasileiro, divididos por dois cheques de 300.000 cada. A intuição dizia-me que tinha ali um furo que devia aprofundar.
Como os nossos meios são muito limitados baseando-se apenas em trabalho de pesquisa, resolvemos antes de saber mais sobre esse clube, procurar por ele no relatório e contas (RC) do SL Benfica. E não é que encontramos o Brasa Futebol Clube, Ltda… Realmente este clube que eu não conhecia era credor de uma instituição como o Benfica em 900.000 euros quase um milhão de euros! Mas até aqui tudo bem! Eu não conhecia o clube, como não conheço a maior parte dos clubes e alem do mais, todos somos devedores e credores de alguém.
Como podem ver na foto são dívidas relativas a transferências de jogadores o que, para quem ainda há pouco criticou os negócios do FC Porto dizendo, ou dando a entender, que não são feitos directamente com os clubes, é interessante observar que dessas listas apenas aparecem 3 clubes, e um deles é o tal Brasa….
Fomos então procurar por transferências no valor de 900.000 euros nessa época e na anterior e a julgar pela honestidade dos excelsos dirigentes, ainda mais estranho foi descobrir que não existiu nenhuma. Humm.. se já antes estava com a “pulga atrás da orelha”, agora fiquei com a certeza que aqui havia coisa… Não que ache que tal fosse anormal no mundo do Futebol! Só pode ser considerado dessa forma por estarmos a falar do Benfica, um clube que é um exemplo de transparência.
Depois destes sinais todos, claro está que fui investigar o tal de Brasa Futebol Clube Ltda, para tentar descobrir que clube é esse que era credor em novecentos mil euros de uma equipa como o Benfica, o tal que fazia todos os negócios com transparência!
Com algum espanto ou talvez não, descobri algumas coisas muito interessantes. A primeira e que já deve ter saltado à vista de todos, é que se tratava de um “clube Ltda” e que, como clube de futebol, não existia! Porque efectivamente não consigo entender um clube que não tem jogadores nos seus quadros, cujo quadro de atletas se limita apenas a alguns que por lá passaram. Lá passaram? Pergunto-me: como pode um “clube” ter tido meia dúzia de jogadores, quando não entra em nenhum campeonato, e que nem equipa técnica tem? Clube? Cheguei a pensar que podia ser do novo acordo ortográfico, mas também vim a saber que não, realmente fiquei confuso com o nome que deram a essa, instituição? Sociedade? Não sei que nome lhe chamar. Mas clube com bons propósitos não é de certeza! Parece-me o mesmo que um carro sem motor! Estranho não acham?
Alguns dados desse “clube” ou sociedade Ltda para que possam entender melhor sobre o que estamos a falar:
- O Brasa é filiado a Federação Paulista de Futebol (FPF) mas o clube ainda não disputou nenhuma competição oficial organizada pela FPF desde a sua fundação 2008.
- Em 2009 tiveram passagem pelo clube jogadores que rvoltaram ao Brasil como Emerson de Andrade Santos (Real Murcia CF), Vinicius Pereira dos Santos (JJK Jyvskyla) e também o jogador Felipe Soares (Standard de Liege). Sem nunca jogarem, apenas lá estavam, coisas normais num verdadeiro clube!
- Em 2009, o clube chegou a inscrever-se no Campeonato Paulista Pré-Mirim Sub 11 e Sub 13, mas acabou por desistir de participar… ver a inscrição aqui
- Está inscrito no cadastro nacional de clubes de futebol, ver - aqui pagina 63 – mas claro está como um verdadeiro clube faz, nunca participou em nenhum jogo, será por não ter jogadores? Quem sabe…
Daí que surjam várias interrogações que certamente apenas a PJ, a do sul ou do norte, poderá esclarecer, bastando usar os meios que têm e investigar:
- Como é que um clube que não tem jogadores, é credor de um clube como o SL Benfica?
- Curiosamente o seu presidente é um advogado. Aparentemente não tem nada de mal… Mas sabendo nós a vantagem de ser um conhecedor das leis, talvez seja no mínimo digamos, interessante saber o passado desse senhor…
- Como é que um “clube” durante toda a sua história tem apenas “meia dúzia” de jogadores e continua sem disputar campeonato nenhum e a fazer negócios com o Benfica?
- Porque será que, mesmo estando inscrito e aparentemente tudo certinho, não participa?
- O que leva o Benfica a ter negócios com um clube tão “peculiar” como este?
- Para que haja negócios entre “um clube” como este e outro, parte-se do princípio que será com jogadores de futebol, neste caso temos a certeza porque vem mencionado no RC. Sendo assim, com que base de observação adquire o Benfica jogadores que não jogam?
- Então um clube vende jogadores ao Benfica, quando não tem nenhum inscrito? Realmente este clube fascina-me.
Espero seja investigado – por quem tem os meios necessários para o fazer – o destino desses 900.000 euros (e já agora e porquê do Brasa!), mas não posso deixar de ficar perplexo com a postura de um presidente de clube que se diz acima de qualquer suspeita, que é o senhor honestidade e transparência do futebol português, e que o que tem de melhor é o seu nome…. Nome? Então uma pessoa que acusa os outros de usarem formas menos claras para contratarem jogadores, tem negócios com o Brasa, e diz que o que tem de melhor é o nome? Realmente a nossa grande crise, não é apenas de dinheiro, mas sim de valores, e infelizmente para isso não existe troika que nos safe.
Eles consideram-se acima da lei, quem sabe até intocáveis! Lembram-se da famosa frase dita por um “ilustre” benfiquista que se referia ao cargo de presidente do Benfica como a 4ª. cadeira mais importante do país? Pois, aos poucos vamos entendendo o motivo dessa declaração.
Tudo isto vem também provar o que o BestOfFutebol tem alertado por diversas vezes: os sócios do Benfica, os tais em que a maioria se enquadra na famosa Manada, com tanta fruta que tem sido obrigados a ingerir, andam a beber sangria a mais e como sabemos que os efeitos do álcool são muito nocivos para o cérebro, isso deve estar a prejudicar-lhes o raciocínio. Porque continuam a não ver ou a não querer ver, que tudo isso não passa de números de circo para que não tenham necessidade de analisar as verdadeiras frutas.
Hoje é um daqueles dias que não posso deixar de me sentir realizado, porque o que acabo de passar para vocês vincula tudo o que temos escrito todos estes meses que o BestOfFutebol está online (1 ano). Uma noticia que coloca a nu os falsos moralismos contra que tanto lutamos e que tantas vezes aqui mencionamos por parte do senhor LFV e do seu clube. Uma notícia que num país onde a justiça funciona terá que ser motivo de análise e investigação por parte da nossa polícia judiciária, e nem é assim tão complicado, se nos lembrarmos que LFV disse ter uma sala destinada apenas a PJ….
Usando a mesma técnica de despiste, parecer despreocupado e dessa forma não levantar mais suspeitas disse, ou melhor desafiou a PJ a investigar os negócios do Benfica e do FC Porto. Com isto consegue que mais uma vez a Manada ao ler reaja da seguinte forma: realmente podemos ficar descansados… e continuarmos na sangria, porque para ele (LFV) falar do FC Porto é porque deve saber alguma coisa que se passou e que deve ser investigada.
Temos este grande exemplo:
-
E é desta forma que mais mantém a Manada desligada da realidade não sentindo necessidade de investigar o que quer que seja do seu clube. E muito menos de se lembrar que poderão estar perante outro vale tudo do futebol Português, que também era o senhor honestidade, o senhor trabalhador, o senhor Inovador, até ao dia que deixou a cadeira do Poder e que depois resultou naquilo que todos nós conhecemos…
Para terminar gostava de perguntar porque motivo ninguém, e quando digo ninguém é mesmo ninguém, investiga estes assuntos, estas declarações, estes “negócios” estas atitudes! Ainda ontem tivemos o exemplo do negócio Garay, que todos sabíamos que estava mal contado, mas teve que ser um jornal estrangeiro a fazer esse trabalho.
Nós no BestOfFutebol chegamos a escrever sobre esse assunto neste artigo – ver aqui - que agora tomou proporções mais “engraçadas”. Então o Benfica comunica a CMVM que comprou 50% do passe por 5.5M, o que quer dizer que o Garay vale 11M. Vem agora o Real Madrid afirmar que o atleta foi vendido por 12.5M?
Então para onde foi o milhão e meio que falta? Terá sido despachado na “Brasa”?
E que dizer das nuances do negócio, conforme a óptica: Uma parte diz que foram pagos 50% do passe e a outra que foram 100%.
E mais extraordinário, talvez resultante do desnorte que se vive naquela casa, são as declarações do João Gabriel, que passo a citar: “caso o Real Madrid não aceda a esse pedido de esclarecimentos, ou não o faça em tempo útil, o Benfica “será obrigado” a vir a público divulgar “os verdadeiros valores e os termos da operação” Quer dizer que os valores anunciados anteriormente não são os verdadeiros? Realmente o Benfica sabe do que fala quando diz que existe “fruta” a mais no futebol português!
Num país onde a liberdade de imprensa e o profissionalismo jornalístico impera, como é o caso de Inglaterra, esta situação seria um manjar dos deuses. E certamente, que estes energúmenos “donos da verdade e da honestidade” não estariam há tanto tempo no futebol português, muito menos teriam enriquecido tanto, num clube onde até dizem não são remunerados, o que nos vai levar ao próximo artigo…
Esperem para ver a próxima B.O.M.B.A- Boletim Obrigatório aos Mafiosos Benfiquistas e Artolas. (autor da designação o nosso amigo e leitor Hélio Santos) e certamente poderão entender melhor como se consegue enriquecer tanto, sem ter sequer um ordenado!
PS. Certamente tudo isto terá já uma justificação por parte do Benfica, agora o ponto é: O Brasa até pode ser um género de ENTREPOSTO de jogadores, algo que mesmo não sendo legal é habitual. Mas o que o Benfica devia explicar em público é onde está o carácter de quem diz que só faz negócios transparentes, que não é como outros, com jogadores a serem comprados não se sabe bem onde, como foi o caso do Hulk e do Rentistas, E depois ter na sua folha de credores um Brasa Futebol Clube Ltda. ou será que o senhor. LFV ele não sabe o que vem no relatório e contas? Pelo menos o Rentitas é um clube da segunda divisão do Uruguai e todos as semanas joga à bola!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire