mercredi 21 septembre 2011

A Década de 1990

Bobby Robson, treinador do FC Porto entre 1993 e 1996, ganhando 2 Campeonatos, 2 Supertaças e 1 Taça de Portugal, contribuindo para o famoso Penta
A nível institucional, o clube sofreu fortes transformações nos anos 1990 com a criação da FC Porto, Futebol, SAD e da FC Porto, Basquetebol, SAD, sociedades comerciais que passaram a gerir o futebol e o basquetebol do clube, respectivamente. Foram ainda criadas a PortoSeguro, a PortoComercial e a PortoMultimédia, embora em termos desportivos mais três modalidades tenham sido abandonadas: voleibol (1991), ténis de mesa (1995) e xadrez (1998).
A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD (Sociedade Anónima Desportiva) foi constituído a 5 de Agosto de 1997, sendo seus accionistas fundadores os seguintes:
  • Investiantas - Investimentos Desportivos, Lda: 99.997 acções (49.9985%);
  • FCP: 80.000 acções (40%);
  • Câmara Municipal do Porto: 20.000 acções (10%).
O embrião desta nova sociedade desportiva emerge do Futebol Clube do Porto, instituição de utilidade pública com mais de 100 anos de existência, que tem caracterizado a sua existência pelo fomento da prática desportiva e pela participação em competições das mais diversas modalidades.
A criação da SAD sempre teve em vista a gestão única e exclusiva do futebol profissional do Futebol Clube do Porto. As suas orientações estratégicas fundamentais assentam na procura do sucesso desportivo de uma forma sustentada e a oferta ao público de espectáculos desportivos de elevada qualidade, de forma a satisfazer os seus adeptos e simpatizantes, a população da região em que se encontra implantado e a população do país em geral. Desta forma, as diversas actividades relacionadas com o futebol profissional terão mais e melhores condições para serem desenvolvidas com sucesso.
O Penta-campeonato e o Pleno Nacional de 1999
Os anos 1990 foram, também, de sucesso, sobretudo para a equipa de futebol, que foi campeã oito vezes, cinco delas consecutivas (o histórico Penta, que nunca tinha sido atingido no futebol português e que ainda é feito exclusivo do clube). O FC Porto esteve também em evidência no hóquei em patins (inclusive a nível internacional, conquistando duas Taças CERS), no basquetebol, na natação e no boxe. Em 1993, o Conselho Cultural organizou vários eventos culturais a assinalar o centenário do FCP, tendo sido editada uma medalha comemorativa numerada. Também se realizou um Torneio Internacional de futebol no Estádio das Antas, com a vitória do FC Porto. Em 1995 o FC Porto ultrapassou a marca dos 100 mil sócios e no ano seguinte, pela primeira vez, uma atleta do FC Porto conquistou uma medalha olímpica: Fernanda Ribeiro venceu os 10 mil metros e trouxe o ouro de Atlanta (quatro anos depois traria o bronze de Sydney). Em andebol, o FC Porto reconquistou em 1999 o título de campeão nacional que fugia há 30 anos. Aliás, 1999, além de ter sido o ano do Penta, marcou uma época perfeita para o clube que foi campeão nas quatro modalidades mais importantes no panorama desportivo português: o futebol, o hóquei em patins, o andebol e o basquetebol.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire