mercredi 21 septembre 2011

O Verdadeiro Sistema

O Verdadeiro Sistema, ou a História Verdadeira de Inocêncio Calabote.



Estávamos na última jornada – 26 ª do Campeonato 1958/59 – disputada no dia 22 de Março. O FC do Porto, comandava com 41 pontos, igual numero de pontos tinha o Benfica. No fim da 25ª jornada o Porto tinha 78 golos marcados e 22 sofridos, e o Benfica tinha 71 marcados e 19 sofridos. O resultado da contenda entre os dois era dois empates, 1-1 na Luz e 0-0 nas Antas. O Porto partiu então para o ultimo jogo com uma vantagem  de 4 golos.
O Benfica ia jogar na Luz com a Cuf e o FC Porto deslocou-se a Torres Vedras para jogar com o Torreense. Na eventualidade do Porto ganhar pela diferença mínima (1 golo) o Benfica teria de derrotar a Cuf, por uma diferença de seis. Começa então a grande anedota.
Arbitro na Luz : Inocêncio Calabote de Évora.

Três horas da tarde começa a bola a rolar em todos os campos, menos claro está no estádio da Luz, dado o Benfica ter subido ao relvado dois minutos antes das 15 h, e ter-se mostrado disponível para os inúmero fotógrafos ali presentes, a fim de retardar o inicio do jogo. Quando Inocêncio apita para inicio da partida já em Torres Vedras se jogava há 8 minutos. No fim do primeiro tempo o Porto ganhava por 1-0 e o Benfica por 4-0 ( 2 golos de grande penalidade sendo a 2ª inexistente.)
Na 2ª parte a Cuf marca um golo e o Benfica marca mais dois, sendo um deles novamente de grande penalidade – já lá vão três – o Benfica era portanto o virtual Campeão.  Em Torres Vedras o Porto consegue responder,  marcando o segundo golo por Noé – o Porto volta a ser Campeão – mas o Benfica faz 7-1 já com Gama, o guarda redes da Cuf substituído (voltando assim a ser o virtual campeão).
No minuto 90 o Porto consegue finalmente chegar ao 3-0 com golo de Teixeira, o campeonato era novamente do Porto, mas na Luz continuava o jogo e a Cuf jogava com menos 3 jogadores por terem recebido ordem de expulsão, faltavam ainda jogar 8 minutos mais 4 de compensação dados pelo árbitro, um golo para o Benfica era suficiente para serem Campeões, foram os mais longos minutos da minha vida de Portista.
Felizmente tal não veio a acontecer, jogo termina na Luz e o Porto é Campeão Nacional de Futebol – depois de 12m de grande sofrimento – que por ironia, estava a jogar num campo chamado: Campo das Covas. A justiça desta vez tinha vencido o sistema, o que não tinha acontecido noutras alturas.  Resta acrescentar que na altura constou-se no Norte que o treinador adjunto do Benfica, Valdivieso, tinha participado nos treinos do Torreense na semana do jogo.


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire