Zé Beto
Começou por jogar futebol nas camadas jovens do A.D.R. Pasteleira onde deu nas vistas e propulsionou uma disputa pelos seus serviços entre o Leixões S.C. e o Futebol Clube do Porto, com os portistas a levarem a melhor e a conseguirem levar o jovem guarda-redes para as Antas no inicio da temporada de 1978/79.
No entanto Zé Beto tinha a forte concorrência de Fonseca e de Tibi no F.C. Porto e acabou por ser emprestado ao S.C. Beira-Mar.
Na época de 1979/80 regressou definitivamente aos Dragões mas teve de esperar até 1983 para se estrear como titular da baliza portista. Então desde essa altura a sua importância no onze titular não parou de crescer e foi fundamental no sucesso do F.C. Porto.
Na temporada de 1983/84 venceu pela primeira vez a Taça de Portugal e esteve presente em Basileia na Final da Taça dos Vencedores das Taças, competição que os portistas foram finalistas juntamente com a Juventus F.C. de Itália. O resultado final foi 2-1 a favor dos italianos. No final do jogo, Zé Beto envolveu-se numa discussão com um dos árbitros assistentes e foi acusado de o ter agredido, o que valeu ao guarda-redes portista uma suspensão de 1 ano por parte da UEFA.
Em 1984/85 Zé Beto sagrou-se Campeão Nacional pela primeira vez nessa mesma temporada, titulo que voltou a conquistar na temporada seguinte.
Em 1986/87 e depois de uma longa paragem devido a lesão, começou por ser titular mas a meio do ano perdeu esse estatuto para Mlynarczyk. Ainda deu o seu contributo para o Futebol Clube do Porto se sagrar Campeão Europeu em Viena, ao ser o dono da baliza em cinco jogos das oito eliminatórias da caminhada até à Final.
Zé Beto voltou a sagrar-se Campeão Nacional em 1987/88 e a vencer a Taça de Portugal nessa mesma temporada. Ao que juntou a vitória na Supertaça Europeia e a conquista da Taça Intercontinental.
A temporada de 1989/90 acabou por ser a última da sua carreira já que faleceu num acidente de viação na A1 em Fevereiro de 1990. Encontra-se sepultado no cemitério de Sendim em Matosinhos.
Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
4 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire