Sérgio Conceição
Depois de ter vestido as camisolas do F.C. Penafiel, Leça F.C. e F.C. Felgueiras, Sérgio Conceição ingressou no plantel do Futebol Clube do Porto para a temporada de 1996/97 sob as ordens de António Oliveira. Jogador rápido que começou por jogar a lateral, depressa de afirmou como extremo podendo actuar tanto no lado direito como no lado esquerdo do ataque.
Logo no seu primeiro ano de Dragão ao peito Sérgio Conceição sagrou-se Campeão Nacional tendo apontado um golo no campeonato. Na temporada seguinte a sua importância foi ainda mais evidente, e voltou a sagrar-se Campeão Nacional tendo apontado nove golos no campeonato, a isso juntou a vitória na Taça de Portugal ao derrotar o S.C. Braga por 3-1 no estádio do Jamor.
As boas exibições ao serviço do Futebol Clube do Porto valeram-lhe a transferência para a S.S. Lazio por 10 milhões de euros. Nas épocas de 1998/99 e 1999/2000 ao serviço do clube italiano venceu na primeira época a Taça dos Vencedores das Taças ao derrotar os espanhóis da Mallorca por 2-1, ao que juntou a conquista da Supertaça italiana. Na segunda época ao serviço dos italianos venceu o campeonato italiano, a Taça de Itália e a Supertaça Europeia.
Na época seguinte ingressou no Parma F.C. onde manteve o estatuto de titular.
Na temporada de 2001/02 transferiu-se para o Inter de Milão clube que representou durante duas temporadas, mas que perdeu influencia e a titularidade na equipa.
Regressou ao S.S. Lazio na época de 2003/04 mas na reabertura do mercado de transferências rescindiu o contracto que o ligava ao clube italiano para regressar a Portugal e assinar pelo Futebol Clube do Porto até ao final da temporada. Mas o regresso ao clube do seu coração não foi o mais feliz e no final da época deixou os azuis e brancos e rumou à Bélgica para ingressar no Standard Liége. Na primeira temporada ao serviço dos belgas, foi considerado o melhor jogador da época 2004/05.
No final da época de 2006/07 deixou o Standard para ir jogar no Kuwait na equipa Al-Qadsia S.C. onde permaneceu até ao final do ano de 2007.
Já no mês de Janeiro deste ano de 2008 esteve muito perto de se transferir para a Académica de Coimbra mas acabou por rumar a Grécia para se juntar ao treinador Fernando Santos no PAOK de Salónica, onde terminou a sua carreira em Novembro de 2009.
Passou depois a Director-Técnico do clube grego e em 2010/11 regressou à Bélgica e ao Standard de Liége para assumir o cargo de treinador-adjunto.
Pela Selecção Nacional estreou-se em 1996 no estádio das Antas num jogo contra a Ucrânia que Portugal venceu por 1-0, sendo na altura orientado por Artur Jorge. Esteve presente no Campeonato da Europa disputado na Bélgica/Holanda onde brilhou no jogo contra a Alemanha quando foi o autor dos três golos com que a Selecção de Portugal derrotou os alemães. Marcou também presença no Campeonato do Mundo da Coreia/Japão onde Portugal acabou por não ser feliz.
Palmarés
1 Taça dos Vencedores das Taças
1 Supertaça Europeia
3 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Campeonato de Itália
1 Taça de Itália
1 Supertaça de Itália
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire