mardi 20 septembre 2011

Sérgio Conceição

Sérgio Paulo Marceneiro Conceição nasceu em Coimbra no dia 14 de Novembro de 1974.
Depois de ter vestido as camisolas do F.C. Penafiel, Leça F.C. e F.C. Felgueiras, Sérgio Conceição ingressou no plantel do Futebol Clube do Porto para a temporada de 1996/97 sob as ordens de António Oliveira. Jogador rápido que começou por jogar a lateral, depressa de afirmou como extremo podendo actuar tanto no lado direito como no lado esquerdo do ataque.
Logo no seu primeiro ano de Dragão ao peito Sérgio Conceição sagrou-se Campeão Nacional tendo apontado um golo no campeonato. Na temporada seguinte a sua importância foi ainda mais evidente, e voltou a sagrar-se Campeão Nacional tendo apontado nove golos no campeonato, a isso juntou a vitória na Taça de Portugal ao derrotar o S.C. Braga por 3-1 no estádio do Jamor.
As boas exibições ao serviço do Futebol Clube do Porto valeram-lhe a transferência para a S.S. Lazio por 10 milhões de euros. Nas épocas de 1998/99 e 1999/2000 ao serviço do clube italiano venceu na primeira época a Taça dos Vencedores das Taças ao derrotar os espanhóis da Mallorca por 2-1, ao que juntou a conquista da Supertaça italiana. Na segunda época ao serviço dos italianos venceu o campeonato italiano, a Taça de Itália e a Supertaça Europeia.
Na época seguinte ingressou no Parma F.C. onde manteve o estatuto de titular.
Na temporada de 2001/02 transferiu-se para o Inter de Milão clube que representou durante duas temporadas, mas que perdeu influencia e a titularidade na equipa.
Regressou ao S.S. Lazio na época de 2003/04 mas na reabertura do mercado de transferências rescindiu o contracto que o ligava ao clube italiano para regressar a Portugal e assinar pelo Futebol Clube do Porto até ao final da temporada. Mas o regresso ao clube do seu coração não foi o mais feliz e no final da época deixou os azuis e brancos e rumou à Bélgica para ingressar no Standard Liége. Na primeira temporada ao serviço dos belgas, foi considerado o melhor jogador da época 2004/05.
No final da época de 2006/07 deixou o Standard para ir jogar no Kuwait na equipa Al-Qadsia S.C. onde permaneceu até ao final do ano de 2007.
Já no mês de Janeiro deste ano de 2008 esteve muito perto de se transferir para a Académica de Coimbra mas acabou por rumar a Grécia para se juntar ao treinador Fernando Santos no PAOK de Salónica, onde terminou a sua carreira em Novembro de 2009.
Passou depois a Director-Técnico do clube grego e em 2010/11 regressou à Bélgica e ao Standard de Liége para assumir o cargo de treinador-adjunto.
Pela Selecção Nacional estreou-se em 1996 no estádio das Antas num jogo contra a Ucrânia que Portugal venceu por 1-0, sendo na altura orientado por Artur Jorge. Esteve presente no Campeonato da Europa disputado na Bélgica/Holanda onde brilhou no jogo contra a Alemanha quando foi o autor dos três golos com que a Selecção de Portugal derrotou os alemães. Marcou também presença no Campeonato do Mundo da Coreia/Japão onde Portugal acabou por não ser feliz.

Palmarés
1 Taça dos Vencedores das Taças
1 Supertaça Europeia
3 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Campeonato de Itália
1 Taça de Itália
1 Supertaça de Itália

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire