Ljubinko Drulovic
Fez a sua estreia a nível Professional no F.K. Sloboda Tuzla da Bósnia na temporada de 1988/89 onde permaneceu também na época seguinte. Na época de 1990/91 ingressou no F.K. Radniki Beograd da Sérvia clube que representou igualmente na temporada seguinte. Em 1992/93 chegou a Portugal para representar o Gil Vicente F.C., logo na primeira época ao serviço do clube de Barcelos disputou 32 jogos e apontou 10 golos. Na temporada seguinte continuou a ser um dos melhores jogadores da formação gilista que já tinha marcado sete golos em doze jogos, e começou a ser alvo de cobiça por parte das melhores equipas, e a meio da época transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
Nos Dragões foi desde logo um dos jogadores mais influentes ao apontar 11 golos em 21 partidas. Na época de 1994/95, Drulovic sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional. Em 1995/96 ajuda o F.C. Porto a ser Bi-Campeão, e junta também a Supertaça.
Na temporada de 1996/97 e com a chegada do brasileiro Mário Jardel, Drulovic passou a marcar menos golos mas a fazer muitas assistências para o avançado brasileiro ser o melhor marcador do campeonato. No final da época sagrou-se novamente Campeão e foi um dos jogadores que ajudaram o F.C. Porto pela primeira vez na sua história a ser Tri-Campeão.
Na temporada seguinte o domínio do F.C. Porto continuou e no final da época foi uma vez mais Campeão Nacional, o que foi o Tetra-Campeonato para os Dragões. Nessa época juntou a conquista da Taça de Portugal e da Supertaça.
Na época seguinte, 1998/99, Drulovic voltou a sagrar-se Campeão e inscreveu o seu nome na história do Futebol Clube do Porto como um dos poucos jogadores que estiveram em todos os campeonatos do Penta. Nessa temporada voltou a juntar a Supertaça ao campeonato conquistado.
Em 1999/2000 apenas conquistou a Taça de Portugal ao derrotar o Sporting C.P.
O mesmo aconteceu na temporada de 2000/01 com a vitória sobre o Marítimo no Jamor. No final dessa época não chegou a acordo com o F.C. Porto para renovar o seu contracto e assim ao fim de quase oito anos a vestir a camisola dos Dragões, Drulovic trocou o clube das Antas pelo S.L. Benfica.
No clube lisboeta nem todo correu bem nas duas temporadas que por lá permaneceu e em 2003/04 mudou-se para o Partizan de Belgrado onde regressou ao Estádio das Antas para defrontar o Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões.
Na época de 2004/05 regressou a Portugal para jogar pelo F.C. Penafiel, mas não chegou a terminar o campeonato já que em Dezembro de 2004 foi dispensado e terminou assim a sua brilhante carreira.
Ficará de certeza na memória de todos os adeptos do F.C. Porto principalmente pelas assistências que tantos golos acabaram por dar, algumas delas com centros de trivela.
Pela Selecção da Jugoslávia disputou 38 jogos e marcou 3 golos. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 1998 e no Campeonato da Europa de 2000.
Palmarés5 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire