dimanche 18 septembre 2011

Estádio do Prater

Inaugurado em 1931, o Estádio do Prater foi alvo de profundas alterações e remodelações que dotaram aquele recinto (tal como o Estádio do Dragão), como um dos poucos estádios cinco estrelas da Europa, classificação máxima atribuída pela UEFA.
A sua remodelação permitiu-lhe oferecer 50 mil lugares sentados e cobertos, para além de ter sido dotado das mais recentes tecnologias e infra-estruturas, sendo frequentemente utilizado como palco de grandes competições e eventos culturais. Situado na maior zona de lazer da cidade, o Prater, o estádio fica muito perto do Rio Danúbio, o principal ex-libris natural de Viena, rio que permitiu a Viena desenvolver-se e tornar-se no principal centro urbano, económico, político e social da Áustria.
Em 1992 passou a designar-se Estádio Ernst Happel, como forma de homenagear o antigo jogador e treinador austríaco.
O Estádio da cidade de Viena vai também ficar na história do Futebol Clube do Porto. Pois foi nesse belo recinto que os Dragões conquistaram pela primeira vez uma prova internacional ao baterem os alemães do F.C. Bayern de Munique por 2-1 na Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987.
Os portistas voltaram ao Prater no dia 31 de Outubro de 2002 para defrontarem e vencerem o Áustria Wien por 1-0.
Mais recentemente, no dia 2 de Dezembro de 2010 o F.C. Porto regressou à capital da Áustria para medir forças com o Rapid Vienna e o resultado voltou a sorrir aos azuis e brancos.
Um Estádio de alguma forma talismã ao F.C. Porto que soma em vitórias as suas três deslocações ao Prater.

Jogos do F.C. Porto27 Maio 1987: F.C. Porto 2-1 F.C. Bayern Munique
31 Outubro 2002: Áustria Wien 0-1 F.C. Porto
2 Dezembro 2010: Rapid Vienna 1-3 F.C. Porto

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire