Emerson
Começou por jogar futebol no C.R. Flamengo, mas rapidamente mudou-se para o Coritiba F.C. Com apenas 19 anos chegou a Portugal em 1991 para representar o C.F. Belenenses.
No clube de Belém permaneceu durante três temporadas. Até que as boas exibições o levaram a mudar de clube, em 1994/95, continuando a vestir de azul e branco mas passou a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto.
Na equipa orientada por Bobby Robson, Emerson começou desde logo por se impor e rapidamente ganhou um lugar no meio campo portista. Foi Campeão Nacional em 1994/95 e venceu a Supertaça.
Na temporada seguinte voltou a ajudar o F.C. Porto a sagrar-se Bi-Campeão e Emerson foi considerado o melhor jogador do campeonato.
As excelentes prestações com a camisola dos Dragões despertaram a cobiça dos maiores clubes europeus e o Middlesbrough F.C. acabou por contratar o jogador no início da época de 1996/97. A meio da temporada seguinte mudou-se para o C.D. Tenerife e já em 2000/01 transferiu-se para o R.C. Deportivo Coruña onde permaneceu duas temporadas e venceu a Taça de Espanha na época de 2001/2002.
Em 2002/03 ingressou no Atlético de Madrid e na época seguinte rumou ao Rangers de Glasgow, para regressar ao Brasil em 2004 onde vestiu a camisola do Vasco da Gama durante dois anos. Ainda em 2005, os gregos do Skoda Xanthi conseguiram os seus serviços mas apenas por meio ano já que o A.E.K. de Atenas acabou por atrair o jogador.
Em 2007/08 Emerson voltou a mudar de clube, desta vez para representar o APOEL de Nicósia. Esteve no Chipre durante uma temporada para voltar ao Brasil ainda em 2008 para ingressar no Madureira S.C. do Rio de Janeiro e onde terminou a sua carreira.
Palmarés2 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Taça de Espanha
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire