Dmitri Alenitchev
Começou a sua carreira de futebolista Professional na época de 1991 pelo Lokomotiv de Moscovo, onde se manteve até 1993.
Em 1994 mudou-se para o Spartak de Moscovo onde ficou até 1998. No Spartak ganhou por três vezes o Campeonato da Rússia, e em 1997 foi eleito o jogador do ano. As boas exibições no clube Russo, valeram-lhe a transferência para o A.S. Roma de Itália.
Na primeira época com a camisola do clube da capital italiana, ainda foi utilizado com regularidade, mas na época seguinte foi emprestado ao Perugia.
Na temporada de 2000/01 ingressou no Futebol Clube do Porto e logo nesse seu ano de estreia venceu a Taça de Portugal ao derrotar o Marítimo S.C. por 2-0 na final. Venceu também a Supertaça após vencer o Boavista F.C. por 1-0 em Vila do Conde.
A temporada de 2001/02 foi de mudança de treinador, com a saída de Octávio Machado e a entreda de José Mourinho. O F.C. Porto terminou o campeonato em 3º lugar e por isso iria jogar a Taça UEFA da época seguinte.
Em 2002/03, os portistas dominaram e conquistaram o Campeonato Nacional, Venceram a Taça de Portugal ao derrotarem o União de Leiria por 1-0 no estádio do Jamor. Mas o ponto alto da época foi a Final da Taça UEFA que o F.C. Porto disputou contra o Celtic de Galsgow em Sevilha e onde ganhou por 3-2, com Alenitchev a marcar o segundo golo dos Dragões.
Na temporada seguinte o Futebol Clube do Porto sagrou-se Bi-Campeão e venceu a Supertaça. A principal conquista da época aconteceu em Gelsenkirchen onde se disputou a Final da Liga dos Campeões onde o F.C. Porto derrotou o A.S. Mónaco por 3-0 e mais uma vez com um golo de Alenitchev. O jogador Russo tornou-se um dos poucos jogadores a marcarem golos em finais internacionais consecutivas.
No final dessa temporada Dmitri Alenitchev deixou o F.C. Porto para regressar ao seu pais de origem e ingressar no Spartak de Moscovo onde terminou a sua brilhante carreira de futebolista. Precisamente no dia de hoje: 4 de Maio de 2008.
Dmitri Alenitchev é ainda recordado pelos adeptos portistas com grande saudade por toda a sua classe, profissionalismo e elevada capacidade técnica. Foi sem duvida alguma, um dos melhores estrangeiros que vestiram a camisola do Futebol Clube do Porto.
Palmarés
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira
3 Campeonatos da Rússia
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire