lundi 19 septembre 2011

Celso

Celso Dias dos Santos nasceu no dia 28 de Fevereiro de 1956 em Santos, Brasil.
Começou a sua carreira em 1974 no Botafogo F.C. e conquistou o seu primeiro título dois anos depois, no Maringá, do Estado do Paraná. Após uma passagem pelo Fortaleza E.C. transferiu-se para o Ferroviário de Ceará sagrando-se campeão deste estado brasileiro em 1979. Três anos depois vestiu a camisola do C.R. Vasco da Gama e foi campeão carioca. Seguiu-se o ingresso no Atlético Paranaense e novo título do Paraná, este em 1983. Jogou ainda no Santa Cruz do Recife e no E.C. Bahía, até se transferir para o Futebol clube do Porto em 1985/86.
Estreou-se com a camisola do F.C. Porto logo na 1ª jornada do campeonato em que os portistas venceram o S.L. Benfica por 2-0. Desde logo Celso começou a ser um dos pilares na defesa da equipa orientada por Artur Jorge, que se sagrou Campeão Nacional logo na sua primeira época ao serviço dos Dragões.
Na temporada seguinte viveu o momento alto da sua carreira ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus com uma vitória sobre os alemães do Bayern Munique. Nessa participação do F.C. Porto na prova europeia, ficou na memória de muitos portistas o golo marcado por Celso contra o Dínamo de Kiev na segunda-mão das meias-finais.
Em 1987/88, Celso voltou a sagrar-se Campeão Nacional, Venceu a sua primeira Taça de Portugal e conquistou ainda mais dois troféus internacionais. A Taça Intercontinental foi brilhantemente conquistada pelo F.C. Porto em Tóquio depois de derrotar o C.A. Peñarol, e um mês mais tarde foi a vez da Supertaça Europeia ficar nas Antas depois de dupla vitória por 1-0 sobre o Ajax F.C.
Em 1988/89, Celso voltou ao Brasil onde ingressou no Goiás E.C. Depois voltou ao Ferroviário A.C. onde colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.

Palmarés1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
2 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
2 Campeonatos do Paraná
1 Campeonato do Rio de Janeiro

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire