Capucho
Começou a jogar futebol nos iniciados do Gil Vicente F.C. onde fez toda a formação, até que na época de 1990/91 estreou-se na equipa principal orientada na altura por Rodolfo Reis. No clube de Barcelos continuou na temporada seguinte, mas no final da época rumou a Alvalade para representar o Sporting C.P.
No clube leonino esteve três temporadas, desde 1992/93 até 1994/95, e conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça precisamente na sua última época em Alvalade.
Na temporada seguinte regressou de novo ao Minho mas desta vez para ingressar no V. Guimarães onde permaneceu duas épocas.
Em 1997/98 Capucho transferiu-se para o Futebol Clube do Porto. Logo na sua primeira temporada com a camisola dos Dragões sagrou-se Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal e a Supertaça.
Na temporada seguinte repetiu a vitória no Campeonato Nacional e na Supertaça.
Na época de 1999/2000, voltou a ajudar o F.C. Porto a vencer a Taça de Portugal ao derrotar por 2-0 o Sporting C.P. e venceu de novo a Supertaça.
Na temporada que se seguiu nova vitória na Taça de Portugal, desta vez ao derrotar o Marítimo S.C. por 2-0, e mais uma vitória na Supertaça.
Em 2001/02 o F.C. Porto teve uma das suas piores temporadas, terminou mesmo o campeonato na 3ª posição, e não conquistou nenhum título. A meio desse mesmo campeonato o treinador Octávio Machado foi substituído por José Mourinho.
Na época de 2002/03 o F.C. Porto apresentava um plantel renovado e onde Capucho se destacava. No campeonato os portistas não tiveram adversários à altura e sagraram-se Campeões Nacionais. Venceram também a Taça de Portugal depois de derrotarem o União de Leiria por 1-0.
Mas o momento mais cintilante da carreira de Capucho foi estar presente na Final da Taça UEFA em 2003 que conquistou frente ao Celtic de Glasgow depois de uma vitória por 3-2.
No final dessa temporada Capucho deixou o F.C. Porto e Portugal e foi para a Escócia para ingressar no Rangers.
Na temporada de 2004/05 mudou-se para Espanha para representar o Celta de Vigo. E foi aí que colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.
Palmarés
1 Taça UEFA
3 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
5 Taças de Portugal
5 Supertaças Cândido de Oliveira
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire