dimanche 18 septembre 2011

António Oliveira

António Oliveira nasceu a 10 de Junho de 1952 em Penafiel.
Com apenas 15 anos chegou ao Futebol Clube do Porto para ingressar nas camadas jovens.
Médio-ofensivo de grande qualidade, foi uma das grandes estrelas da equipa treinada por José Maria Pedroto.
Foi um dos principais responsáveis pela conquista do Campeonato Nacional 1977/78 pelo F.C. Porto depois de um jejum de 19 anos, ao ser titular em todos os jogos e com 19 golos marcados. Em 1978/79, voltou a repetir a vitória no campeonato nacional e a sagrar-se juntamente com a equipa do F.C. Porto em Bi-Campeão.
Na época seguinte, teve uma experiência não muito bem sucedida em Espanha, no Bétis de Sevilha, para onde foi com um contrato milionário já a época de 1979/80 tinha começado. No decorrer da mesma época, em Fevereiro de 1980, regressou ao F.C. Porto mas, na sequência do "Verão quente" daquele ano, abandonou as Antas e foi para o F.C. Penafiel como jogador-treinador.
Na época de 1981/82, ingressou no Sporting C.P. apenas como futebolista e na temporada seguinte ainda no clube de Alvalade, sagrou-se campeão mais uma vez.
Em 1982/83 no mês de Setembro já com o campeonato a decorrer, passou a ser treinador e jogador, (função que já tinha exercido no F.C. Penafiel), e venceu a Supertaça Cândido de Oliveira.
Em 1985/86 transferiu-se para o Marítimo S.C. onde abandonou a brilhante carreira de jogador e dedicou-se totalmente ao papel de treinador.
Passou por diversos clubes nacionais até em 1994 ser contratado para treinador da Selecção Nacional. Teve a sua estreia em Belfast num jogo contra a Irlanda do Norte que Portugal venceu por 2-1. Qualificou Portugal para o Campeonato da Europa a ter lugar em Inglaterra em 1996, onde a Selecção apresentou um bom futebol mas acabou por ser eliminada pela Republica Checa nos quartos de final.
No final do Euro-96, António Oliveira regressou ao Futebol Clube do Porto e venceu os dois Títulos Nacionais de 1996/97 e 1997/98, ao serviço dos Dragões venceu ainda a Taça de Portugal em 1998 ao derrotar na final o S.C. Braga.
Em 2000 voltou a ser o treinador da Selecção Nacional, mais uma vez qualificou Portugal desta vez para o Campeonato do Mundo da Coreira/Japão, mas a incursão pelo oriente foi uma desilusão e António Oliveira acabou por ser dispensado.
No princípio da temporada de 2003/04, Oliveira foi eleito presidente do Futebol Clube de Penafiel e teve como principal objectivo levar o clube ao escalão máximo do futebol nacional, o que se veio a concretizar. Mas na temporada de 2005/06 o F.C. Penafiel desce de divisão e Oliveira deixa o clube.

Palmarés como jogador
3 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Palmarés como treinador2 Campeonatos da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire