dimanche 18 septembre 2011

Acúrcio

Acúrcio Freire Alves Carrelo nasceu no dia 16 de Março de 1931.
Juntamente com Américo, Pinho e Barrigana, marcou uma época no Futebol Clube do Porto e no futebol português.
Talvez o F.C. Porto nunca tenha tido tantos e tão bons guarda-redes, e durante várias épocas consecutivas. Depois de Barrigana, seguiram-se Pinho, Acúrcio e Américo.
É curioso que, tal como vários atletas do seu tempo, Acúrcio tenha dividido o seu tempo entre o futebol e outra modalidade onde jogava como avançado: o Hóquei em Patins!
Apesar de nesse tempo os jogadores terem a possibilidade de representar os clubes em várias modalidades, as condições nem sempre eram as melhores. Recentemente, Acúrcio deu uma entrevista onde recordou as dificuldades que os jogadores do seu tempo enfrentavam para treinar e jogar: “Havia uma parte do percurso que tinha de fazer a pé, porque não havia transportes para o estádio”.
Acúrcio foi campeão nacional pelo F.C. Porto na época 1958/59, quando a famosa equipa de Béla Guttmann recuperou o título conquistado 3 anos antes com Dorival Yustrich (o F.C. Porto voltaria a ser campeão 19 anos depois!).
As fantásticas exibições, ao serviço do F.C. Porto, também valeram a Acúrcio oito chamadas à Selecção Nacional (Acúrcio também foi internacional no Hóquei em Patins!), tendo-se estreado por Portugal a 21 de Maio de 1959.
Faleceu no dia 9 de Janeiro de 2010.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire